News & Events
Jogos em família
- 11/11/2016
- Posted by: luizmarcelosimao
- Category: Sem categoria
A importância de brincar com matemática
A matemática pode ser um problema para muitas crianças e adolescentes.
É conhecida como uma das grandes vilãs da escola e, também, das famílias, que ficam em situação complicadas quando os pequenos chegam com lição de casa que envolve a disciplina. Mas, calma! Há um jeito para tudo e, no caso, da Matemática, tudo pode melhorar “brincando”. Isso mesmo. Ao estimular que os filhos brinquem com jogos que utilizam o raciocínio logico, a família contribui para que seu desenvolvimento e também com o gosto pela disciplina. “Aprendemos brincando, na família, por meio de ações que imitam o adulto, assim como por meio de atividades escolares que ensinam o processo de contar ou calcular”, explica a assessora da Área de Matemática da Editora Positivo Vera Lucia Petronzelli. De acordo com Vera, a principal semelhança entre jogar em família ou na escola é o desenvolvimento da socialização e da afetividade.
No entanto, não aprendemos da mesma forma na família e na escola. “A escola trabalha com aquisição sistemática do conhecimento e uma das metodologias de ensino da Matemática é o uso da Matemática Recreativa. Assim, na escola, aprendemos por meio dos jogos de estratégias e dos Quebra-cabeças Matemáticos”, conta. Na família, os pais, na maioria dos casos, ao utilizar os jogos matemáticos com as crianças, verão que elas não percebem que estão aprendendo em uma brincadeira. Por isso, os especialistas orientam aos pais para a construção de brinquedos, como boliche de garrafa PET ou dominó com seus filhos, pois a elaboração conjunta do jogo ajudará no desenvolvimento do raciocínio logico matemático.
É durante o processo de construção que as crianças se tornam capazes de entenderas formas geométricas e como as coisas são feitas, por exemplo. Jogar bola, pega-pega, amarelinha são atividades que podem ser feitas em família e vão colaborar no desenvolvimento matemático do seu filho, pois envolvem os conceitos de espaço, forma, tempo e medida. Montar quebra-cabeças e tangram (quebra-cabeça chinês) também são indicados para desenvolver raciocínio geométrico da criança, já que no tangram elas são desafiadas a aprender as formas geométricas mais básicas.
Mas, até que ponto e de modo os jogos e desafios matemáticos contribuem para o desenvolvimento humano? Segundo Vera, que também é Mestre em Educação Matemática e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), os jogos e desafios matemáticos realizados na escola e nas famílias devem propiciar ao ser humano, respectivamente, o desenvolvimento das tarefas de estudo e do brincar. “Estudar e brincar são tarefas humanas. A educação formal, realizada pelos professores, e a informal devem garantir, por meio dos jogos, momentos saudáveis de estudos e de lazer”, esclarece.
“Aprendemos brincando, na família por meio de ações que imitam o adulto, assim como por meio de atividades escolares que ensinam o processo de contar ou de calcular”.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.