Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental I
Com esta nova etapa nasce também uma nova organização de trabalho.
Nas séries iniciais o que há de mais importante é inserir o aluno em uma nova rotina, onde a demanda escolar é mais complexa. Compreender a nova rotina e procedimentos é um desafio real e motivador para os alunos e familiares que os acompanham.
Além da nova organização, um dos eixos pedagógicos fundamentais é o fortalecimento da autonomia e do papel do estudante, onde gradativamente surge a necessidade do estudo diário e o consequente comprometimento com as tarefas, assim como a necessidade de saber usar os cadernos, a agenda, de zelar pelo seu uniforme, de ser responsável pelo material que transita entre escola e casa,de respeitar o material do outro, o espaço coletivo, etc.
Pretendemos unir a formação intelectual e a formação de valores. Acreditamos que educar o aluno para a competência, para a consciência social e a solidariedade requer um processo de ensino/aprendizagem ativo, participativo, crítico e flexível.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º e 2º ano) o enfoque é o processo de alfabetização e o desenvolvimento do raciocínio lógico, não deixando de lado o acolhimento necessário para que a criança se sinta segura, estimulada e tenha sua autoestima elevada para que seja capaz de realizar as propostas.
Nas séries finais (3º, 4º e 5º ano) dá-se início a um trabalho mais ajustado a cada faixa etária, onde as demandas de atividades e apresentações ganham maior complexidade, assim como a cobrança da autonomia.
A escola que se pretende é uma escola viva e democrática, onde possamos levar o aluno a refletir, agir e ser feliz.